sexta-feira, outubro 03, 2008

Primeiro Timbre Rock Festival




Nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro Maringá vai sediar o primeiro Timbre Rock Festival. Entre os quatro dias de festival, a cidade vai receber mais de 20 bandas de vários lugares do país.

Para escrever uma matéria sobre o festival, acabei entrevistando Fábio Pereira, um dos organizadores. Como a matéria acabou não rolando (por motivos especiais) resolvi publicar a entrevista com ele, afinal, já estava feita mesmo. Leia a entrevista, confira a programação do festival e vá!

De quem foi a idéia desse festival? e Qual o objetivo dele?

Timbre Noise: A idéia é da dupla Fábio Pereira e Franciano de Paula e vem antes mesmo de existirem a produtora e a gravadora,pois nas décadas de 80 e 90 presenciamos um "BOOM" na cena rock de Maringá e região! Isso nos motivou a montar banda e mergulhar de cabeça no mundo do Rock Independente. Shows com bandas de todo Brasil e até mesmo gringas eram frequentes em nossa região. Isso acontecia sem a forca da internet e tudo mais. Mas rolava, e rolava bonito de se ver. Bandas como Yo la tengo, Make up,Man or Astro man,e até o ilustríssimo Jon spencer and the blues explosion baixaram na cidade canção inacreditável aquilo tudo.

Hoje, estamos trabalhando para alcançar nosso objetivo de fortalecer a cena "Rock Independente" de Maringá e região. Enquanto todos se deslocam às grandes capitais, nós com a ajuda da internet, correios e de produtores de todo o Brasil estamos nadando contra a maré, trazendo todas essas bandas para um evento de qualidade aqui em nossa cidade. O que queremos realmente é engrenar nossa cidade novamente no cenário de shows, não só com bandas conhecidas, mas trazer bandas independentes de outros estados e de fora do pais como antigamente. Unir estilos diferentes de rock e arte independente. Queremos melhorar a cultura underground e assim formar um coletivo ainda maior pra que tudo não fique na mesmice.

Nunca se produziu tanto evento independente em nossa cidade como agora; TIMBRE ROCK FESTIVAL vem para fortalecer ainda mais a cena, com mais de 20 bandas de todo o Brasil tocando muito rock em 4 noites em nossa cidade.
Cara, esse seria o primeiro festival de rock de Maringá? O que difere ele de outras tentativas que já rolaram aqui na cidade, inclusive, tentativas de vocês?

Timbre Noise: O Timbre Rock Festival não é o primeiro festival de rock de Maringá, o Leprechaus reuniu muita banda boa da cidade em algumas edições. E com certeza não será o último a bater nessa tecla de movimentar e tentar expandir mais a nossa cena local, e creio que um "Festival" bem feito, bem organizado e com a visão como a que estamos produzindo, abre espaço pra muito mais gente mostrar seus trabalhos e também produzir seus próprios festivais.

Nossa proposta para este "Festival" difere de tudo o que já foi feito em Maringá, em numero, gênero e grau. Iniciamos a elaboração do projeto logo após o Grito Rock Maringá no final de fevereiro. A execução de nosso cronograma iniciou em maio para que pudéssemos trabalhar com tranqüilidade e fazer um Festival de qualidade.

Quanto às tentativas anteriores, realizamos nosso primeiro Festival em Dourados MS que foi o "Cena Noise" em Novembro de 2007 e contou com os shows de bandas locais e de bandas que nossa produtora estava trabalhando na época, MONOtune (SP) e Wolf Attack (PR).
Logo em seguida, trouxemos o Grito Rock para uma edição em Maringá, que contou com a presença de 20 bandas em duas noites de muito rock&roll. Agora entramos com a proposta do nosso próprio festival de forma totalmente independente e que vai muito além de nossa cidade.

Esse festival é ligado a Abrafin? Se for, qual a importância de um evento ligado a Abrafin por aqui?

Timbre Noise: Não, não temos nenhum vínculo com a Abrafin, estamos trabalhando com parcerias, contatos, com produtores que fazem parte do circuito Fora do eixo, Abrafin e Espaço cubo. Mas com certeza todos eventos relacionados a Abrafin são de ótima qualidade e de muita importância para qualquer cidade.

Entrar para a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FESTIVAIS INDEPENDENTES não depende só do querer, é preciso trabalhar bastante e cumprir uma série de etapas até conseguir efetivamente fazer parte, o que estamos caminhando para.

Um festival como esse coloca Maringá na rota das bandas independentes do País?

Timbre Noise: Com certeza um festival como este que abre espaço para as bandas independentes é muito procurado. E hoje com a internet, o "TIMBRE ROCK FESTIVAL" contou também com inscrições de algumas bandas de países como Portugal e Argentina. Isso com certeza ajuda a fazer brilhar ainda mais o nome Maringá, no mapa dos shows de bandas independentes.

Quem já fez rock aqui em Maringá, sempre quer voltar, isso é muito bacana! Podemos ver pelo line up que não tem muitas bandas da cidade tocando no festival, por quê? Timbre&Low: Simplesmente por falta de inscrições, a galera das bandas da cidade não deu muita bola pro festival.

Nosso festival trabalha como todos os outros, com inscrições e ninguém se deu o trabalho de entregar o material na data programada, não achamos justo, simplesmente colocar bandas da cidade porque teríamos um custo menor, ou apenas por serem bandas de amigos. Como em todo evento desse porte, montamos nosso regulamento e nossa inscrição, quem botou fé e participou enviando material que era necessário está dentro.

Maringá já tem um certo reconhecimento como local para shows de bandas de fora. Qual a diferença agora com um festival?

Timbre Noise:
Maringá era reconhecida há muito, mas muito tempo atrás antes de muita coisa vir acontecer, essa galera que hoje movimenta a nossa cena local, na época de Aeroanta, Alcatraz, Tribo´s, Caixa D'agua, Dalata e RastaRock eram apenas espectadores ou ainda não tinham idade pra estar perambulando na noite.

Estes bares pelo menos pra nós do coletivo Timbre&Low marcaram a cena rock de Maringá por tocarem rock e todos ao mesmo tempo trazendo muitas bandas boas pra muita gente que nem sabia o que era rock independente.

A diferença é a certeza de que ao menos uma vez ao ano teremos bandas de todo o país e até mesmo de outros países com sons e formatos diferentes fazendo muito rock em nossa cidade. Mas no momento o que realmente achamos importante é voltar a ter uma cena unida! E com isso, trazer essas bandas que vem para os festivais da Família Timre&Low para fazer shows durante o ano todo em Maringá.

O festival vai ser tornar fixo na cidade?

Timbre Noise: Sim, tanto GRITO ROCK edição Maringá, quanto TIMBRE ROCK FESTIVAL a partir de 2009 passam a fazer parte do calendário anual de festivais.

Nenhum comentário: