segunda-feira, abril 21, 2008

Pula Nevilton!

O Programa Garagem foi até Umuarama, no Paraná, nessa última segunda-feira, para, entre granizos, conhaques e gargalhadas, entrevistar por e-mail e msn, um dos músicos mais criativos do rock independente nacional. Nevilton!

Nevilton é - além da mente criativa por trás das letras, propagandas e vídeos - guitarrista e vocalista da banda Nevilton, de Umuarama. E claro integrante do movimento "Rock Presidencial".

Se você nunca ouviu Nevilton, clique aqui e ouça!

Por que você não aceitou a sugestão do nome da banda para "Nevilton & Os Alencares"?
Cara... só acabou não rolando... da primeira vez foi de sacanagem da Família Palim, né!? Achamos que não tinha sido uma "sugestão" de verdade! (ri enquanto procura dois copos pro conhaque.)

Como os dois outros integrantes da banda se sentem tocando em um grupo musical que tem apenas o seu nome? Já reclamaram?
Até hoje não reclamaram de nada, eu componho e faço a maior parte da correria, quando um não pode tocar a gente tenta substituir e faz barulho do mesmo jeito. Acho que é o mesmo caso de outros compositores/cantores, normal.

Você treina seus pulos em casa?
Em frente ao espelho, uma horinha por dia para não perder o porte físico voador! (manda um gole em seu conhaque!)

Transformação de Superlego em Nevilton, e essa história toda. Como você se sentiu com isso tudo?
Inicialmente foi um tanto complicado, a banda era bacana e o nome também. Quando vimos que não rolaria mais nada "superlegal" fiquei com um medo danado de que minhas músicas tivessem que voltar pra gaveta. Mas ainda bem que rolou de continuarmos assim em trio, e acho que no final das contas está tudo mais "livre" pra improvisos, mais divertido... bem melhor.

Mande uma mensagem ao Boçal (Programa Garagem bebe um pouco de conhaque)
Seja feliz, amiguinho Boçal! Pois eu vou em paz, com quem quer que seja, vivendo música e bebendo a tempestade... (outro golezito!)

Todo mundo que eu conheço tem um CD do Superlego. Hoje, quase todo mundo que eu conheço tem um CD do Nevilton. Quantos CD você prensa? Qual é suas estratégia de Marketing e qual o procedimento logístico para a distribuição desse material?
Foram prensados 1000 cds da Superlego e do Nevilton já foram alguns 600, estamos fazendo mais alguns pacotões para fechar mil também, e no segundo semestre, se tudo der certo, rola o segundo disquinho. A estratégia é de marketing de guerrilha, fazendo cds e carinhosamente vendendo/distribuindo em todos os lugares que vamos e achamos que isso é possível!

Você recuperou sua guitarra? Eu me lembro que havia sido roubada uma vez, não foi isso?
Sim, foi roubada! Foi muito triste, mas acho que ela sentiu saudades... ou os ladrões ficaram com dó de mim, sei lá... o que importa é que ela voltou para os braços do papai!!! (olhos brilhando, emocionado!)

O que exatamente você foi fazer nos EUA?
Turismo sexual e comprar equipamentos... (Programa Garagem e Nevilton dão gargalhadas). Bom... (olha para o teto alguns minutos)... fui num programa de intercambio para universitarios, para trabalhar por 4 meses lá e com essa vivência, melhorar o meu ingles... aproveitando que estavamos lá, eu e o Lobão fizemos algumas apresentações, contatos e compramos equipamentos que estão sendo muito úteis pra gente agora!!!!!!

Ir para o Estados Unidos rendeu o que pra você, além de músicas?
Equipamentos de gravação, instrumentos bizarros, experiências bem bacanas e nosso inglês está uma maravilha!!!
Quem não tem bunda, você, o Lobão, o Tio Sam ou as americanas?
(outro gole de conhaque) Acho que todas as alternativas...mas o Lobão tem uma tetinha que só vendo!!!


De onde sai as idéias de divulgações das músicas? Sempre são estratégias diferentes. Fotos, vídeos, orkut e mais um monte de coisa. Quem faz toda essa correria?

As idéias vêm da Neviltonlândia, uma terra maravilhosa onde as árvores são de doritos e alcatra, e a chuva é de cerveja, o Pequeno Principe tentou passar uns tempos lá e não aguentou o tranco.

O Nevilton é financeiramente viável?
Infelizmente ainda não, mas estamos trabalhando nisso. (mais um gole pra dar sorte!)

Onde você compra suas roupas?
Gosto da boa relação custo/benefício! (ri e aponta para o copo de conhaque!) as vezes compro coisas em brechós e algumas camisetas eu mesmo estampo, mas várias outras coisas eu compro na loja Efeito, daqui de Umuarama, um pessoal que inclusive está nos apoiando em muitos eventos e engrossando o caldo pro rock e pra arte em geral aqui na região. Inclusive, logo logo vai rolar algumas camisetas com minhas estampas por lá, bacana né!? :D

O show do Nevilton é sempre cheio de improvisos. São improvisos improvisados ou improvisos ensaiados? (gole no conhaque)
São improvisos mesmo, rapaz!!! O que parece soar ensaiado é a "química" da banda, já tocamos juntos a bastante tempo, sabemos como trabalhar até com o erro do outro!!! (acaba com o primeiro copo!)

"Não vá mais pra lá", é alguém daqui dizendo de lá ou alguém de lá dizendo de cá? O certo seria, "não vá mais pra L.A."?
Talvez, depende do alguém, depende de lá, de cá ou de L.A....

Tem uma música do tempo de "Superlego" que começava com "pã pã pã pã". Era pra um plágio da trilha do esporte espetacular?
Nem era pra ser plágio de nada, cara... era uma época de piras em Ray Conniff. (enche o copo novamente...)

Porque o Lobão às vezes no show põem aquele lenço? Eu nunca entendi isso. E Outra, ele ainda é o Rei do Swing?
Sim! Sim! Esse ano ele até ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio de "Rei do Swing" no "Samba Rock do Braddock", e como por lá comentam: "é um fanfarrão da ginga quente!!!" Já a história do lenço é uma fantasia que ele tem com filmes Western, mas as vezes serve de adereço para seus números de dança do ventre! Já viu!? (tira do bolso da camisa um pirulito-chiclete e me oferece) Aceita?

Esse lance de "Roque Presidencial" é real mesmo? Vocês se encharcam de conhaque?
Sim, quase sempre! Esse papo de "roque presidencial" começou com o Garanhani (Tereza Solidão), e depois a gente viu como a relação custo/beneficio disso era bacana! Hoje quase toda banda de Umuarama é do "roque presidencial" e levanta a bandeira, e copos! (e brinda com um golaço de conhaque!)

Qual a importância de Jorge Mariano para a banda? Ele pode, assim, ser considerado um quarto integrante?
Opa, é claro! Especialmente nos shows em Maringá... está ajudando mais do que ninguem na divulgação disso tudo! Nas fotos dele parece até que somos bonitinhos!!! (abre sorriso esperançoso sobre a chuva no sertão!)

Eu não sei mais o que perguntar. Tem alguma pergunta que você queria que eu tivesse feito? (Programa Garagem da um gole no conhaque)
Cara... sei lá... já passou por bastante assunto, né... dava para perguntar algo sobre o que anda ouvindo... ou não...

Para encerrar, manda uma mensagem para alguém que perdeu o tempo lendo tudo isso, e se quiser, pode falar o que você ta ouvindo ultimamente... (Programa Garagem vai ao banheiro)
Gostaria de agradecer do fundo do coração aos que perderam seu tempo lendo tudo isso!!! E já deixo aqui o convite para os que tiverem interesse em perder tempo também ouvindo nosso som, estão todos a disposição no tramavirtual, myspace e nosso site... espero que gostem!!! E muito obrigado a você também, Programa Garagem, que perdeu seu tempo com as perguntas e publicação no blog!!! Valeu!!!

Não quer comentar o que anda ouvindo?
Ultimamente eu ando ouvindo meu pai falando para eu arranjar um emprego logo!!!

Bônus:
Você já dançou com a Cláudia Raia?

(gesticula que sim com a cabeça) E ela pediu pra não contar!!!
(Programa Garagem e Nevilton dão gargalhadas e bebem seus copos de conhaques)

Nenhum comentário: